22/12 - De Punta del Esta à Montevidéu - 170km

Dia de acordar cedo, vamos para Montevidéu! As medialunas do café da manhã já estavam começando a enjoar, mas vamos lá.. Carregamos a moto, vestimos a “farda”e caímos na estrada..
Tudo muito tranqüilo, novamente aquelas retas bem asfaltadas, e muita polícia escondida nas margens.. Estava bem chatinho, resolvi sair da auto estrada e fomos um bom trecho pelo litoral, visitamos a cidade de Piriápolis, um pequeno balneário tranqüilo, com visual legal e muito menos agitado que Punta del Este.. Seguimos mais e rapidamente chegamos a Montevidéu.
Montevidéu sofre do mal de qualquer outra capital que já conhecêramos, trânsito intenso, muita gente na rua, etc.. Rumamos para o hotel, ficava bem longe da entrada da cidade, próximo ao porto, com o GPS foi facílimo de achar. Chegamos lá pelo meio-dia, conseguimos marcar um city-tour para as 14horas e fomos almoçar.

A diferença de preços entre Montevidéu e Punta del Este é enorme, com pouco mais de 170km nosso dinheiro se valorizou demais. Paramos em um bar e restaurante a umas 4 quadras do hotel, bem freqüentado, com pinta de pub inglês. Comemos um hambúrguer de Ojo de bife, impressionante como se come bem, e barato nessa cidade..
Voltamos a tempo do city tour, o passeio nos deixou claro o que percebêramos quando chegamos na cidade, Montevidéu não é muito legal não, no máximo as construções históricas dão algum tempero às ruas sujas, - Que bom que não passaremos nenhum dia inteiro aqui..
Ao voltar por hotel percebemos que aquela região parecia ser meio perigosa, como se não bastassem as enormes grades em frente a todas as construções, algumas lojas colocavam tapumes de madeira nas vitrines, credo! Tudo isso contrastando com um povo sorridente, que toma chimarrão na porta de casa, por vezes nos sentimos como no Rio Grande do Sul..
Enquanto voltávamos para o hotel decidimos que naquela noite iríamos de taxi ao Baar Fun Fun (com pronúncia igual a escrita) , um pub que existe desde 1895, parada obrigatória para turistas que gostam da vida noturna..
Esperávamos um local com pinta chique, quando chegamos, que surpresa, lugar muito simples, um botequim que definitivamente parou no tempo, com petiscos fartos e cerveja barata. Garrafas de whisky com quilos de poeira dividem a parede com quadros de fotos em preto e branco autografadas, as mesas quase se encostam de tão próximas, ambiente escuro, apertado e muito barulhento. Pegamos uma das últimas mesas vazias, nos apertamos de costas pra parede e de frente para o que identificamos como um minúsculo palco. Um homem de meia-idade aparentemente famoso no local tocava seu violão, acompanhado do canto de uma senhora já mais velha, vestida de forma muito elegante, e que cantava com muita emoção. Não entendíamos a maior parte da letra, mas pelos olhos dela e pela emoção dos que estavam no bar, ficava claro que falava de coisas bonitas. Pouco tempo depois entrou uma banda animadíssima de três uruguaios, verdadeiros comediantes, constantemente interrompiam as animadas músicas para fazer piadas e beber mais cerveja. Aqueles caras fizeram o bar ferver, em poucos minutos passamos a adorar aquele lugar. Quando já estávamos arriscando cantar os refrões junto com eles, nos apontaram e perguntaram de onde éramos, caramba, todos olhando pra nós, gritei que do Brasil, dali em diante em várias músicas eles faziam menção a lugares e músicas do Brasil! Comecei a filmar, em uma parada pra beber ele apontou pra câmera dando tchau, e agradecendo a TV do Brasil pela cobertura da fantástica noite.. Adoramos, saímos de lá só quando pararam pra descansar, e claro, com o CD (na verdade dois cds) dos caras na mão, para quem se interessar:  http://www.youtube.com/watch?v=hrGQ5FxxdbA
Ao voltar para o hotel arrumamos as malas, estavam começando a ficar difíceis de fechar, rsrss.. Preparamos-nos para no dia seguinte pegar o Buquebus rumo à Buenos Aires.